The Lovin’ Spoonful: a banda que revolucionou o folk rock nos anos 60
Você já ouviu falar da banda The Lovin' Spoonful? Se você é fã de rock dos anos 60, provavelmente sim. Mas se você não conhece, não se preocupe, pois vou te contar um pouco sobre essa banda que marcou época e influenciou muitos artistas posteriores.
The Lovin' Spoonful foi uma banda de folk rock formada em Nova York em 1964 por John Sebastian e Zal Yanovsky. O nome da banda vem de uma canção de Mississipi John Hurt, chamada “Coffee Blues”.
Influências da banda
Conforme os resultados de pesquisa, as influências musicais de The Lovin’ Spoonful foram principalmente o blues, o jug band e o folk.
Eles recriaram esses estilos em um formato de música popular, sendo considerados pioneiros do gênero folk rock junto com os Byrds.
O jug band é um tipo de música que usa instrumentos improvisados, como jarras, pentes, colheres e washboards.
O blues é um gênero musical de origem afro-americana, caracterizado por ritmos sincopados, escalas pentatônicas e letras expressivas.
O folk é um gênero musical que se baseia nas tradições populares e regionais, usando instrumentos acústicos como violão, banjo e gaita.
A ascensão e sucesso
A banda foi uma das mais populares nos Estados Unidos por um curto período no meio dos anos 60 e sua música e imagem influenciaram muitos dos atos de rock contemporâneos da época.
Eles lançaram cinco álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo, dois álbuns de trilha sonora e 21 singles.
Alguns dos seus maiores sucessos foram “Do You Believe In Magic”, “Daydream”, “Summer in the City”, “Darlin’ Be Home Soon” e “She’s Still A Mystery To Me”.
A banda estreou em julho de 1965 com o single “Do You Believe in Magic”, que foi um sucesso imediato e alcançou o nono lugar nas paradas americanas.
Nos dezoito meses seguintes, a banda teve mais seis singles consecutivos no Top Ten dos EUA, incluindo os hits número dois “Daydream” e “Did You Ever Have to Make Up Your Mind?” e o número um “Summer in the City”.
Liderada pelo principal compositor Sebastian, a banda misturava influências do blues e do jug band, recriando-as em um formato de música pop.
Junto com seus contemporâneos The Byrds, a banda foi pioneira no desenvolvimento do gênero musical folk rock como um formato popular em 1965.
Do reconhecimento a má reputação
Em 1966, o The Lovin' Spoonful era “uma das bandas americanas mais respeitadas” e foi o terceiro lugar de singles mais vendido nos EUA, depois dos Beatles e dos Rolling Stones.
A banda foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 2000. E também foram homenageados com um Grammy Lifetime Achievement Award em 2008.
Eles são considerados um dos grupos mais importantes da era do rock clássico.
A banda enfrentou problemas em 1967, quando Yanovsky e Boone foram presos por posse de maconha em São Francisco.
Os dois revelaram sua fonte de drogas às autoridades para evitar que Yanovsky fosse deportado para seu país natal, o Canadá.
Esta ação manchou a reputação da banda dentro da crescente contracultura da Costa Oeste depois que foi mais amplamente divulgada em dezembro.
Ele foi substituído por Jerry Yester, um produtor e ex-integrante do Modern Folk Quartet. Após uma última apresentação pública com o The Lovin' Spoonful em junho de 1968, Sebastian deixou o grupo e seguiu uma carreira solo brevemente bem-sucedida, e a banda se dissolveu ainda naquele ano.
Carreiras solo dos integrantes originais
John Sebastian foi o mais bem-sucedido, lançando vários álbuns e singles, incluindo o hit “Welcome Back”, tema da série de TV Welcome Back, Kotter.
Ele também participou do festival de Woodstock em 1969 e colaborou com outros artistas como Crosby, Stills, Nash & Young, the Doors e Keith Moon.
Zal Yanovsky lançou apenas um álbum solo em 1971, chamado Alive and Well in Argentina, que não teve muito sucesso comercial.
Ele se aposentou da música e se tornou um restaurante em Kingston, Ontário, Canadá. Zal morreu em 2002 de um ataque cardíaco.
Steve Boone lançou dois álbuns solo em 1977 e 2015, chamados Real Thing e Full Circle, respectivamente.
Ele também tocou com outras bandas como The Headliners e The Kingsmen. Escreveu uma autobiografia em 2014, chamada Hotter Than a Match Head: My Life on the Run with The Lovin’ Spoonful.
Joe Butler lançou um álbum solo em 1973, chamado Joe Butler/The Lovin’ Spoonful, que contou com a participação de Jerry Yester e outros músicos convidados.
Ele também atuou em alguns filmes e musicais, como Hair e Sacco and Vanzetti. Joe continua tocando com a atual formação do The Lovin’ Spoonful, que se reuniu em 1991.
Jerry Yester não lançou nenhum álbum solo, mas continuou trabalhando como produtor e arranjador para vários artistas, como Tom Waits, the Association e Tim Buckley.
Ele também tocou com outras bandas como Rosebud e the Modern Folk Quartet. Jerry foi preso em 2017 por posse de pornografia infantil, sendo expulso do The Lovin’ Spoonful.
O Legado
Em 2000, o The Lovin' Spoonful foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame, uma ocasião que viu Sebastian, Yanovsky, Butler e Boone se apresentarem juntos pela última vez. Yanovsky morreu de um ataque cardíaco dois anos depois.
O legado do The Lovin' Spoonful é inegável. A banda foi uma das primeiras a incorporar elementos da música folk americana no rock, criando um som distinto e original.
Suas canções são cheias de melodias cativantes, letras inteligentes e humor. A banda também foi uma das primeiras a explorar diferentes estilos musicais em seus álbuns, como country, blues, jazz e psicodelia.
A banda influenciou muitos artistas posteriores, como The Grateful Dead, The Mamas and the Papas, Crosby, Stills and Nash, The Eagles e REM.
Se você quer saber mais sobre o The Lovin' Spoonful ou ouvir algumas de suas músicas, você pode visitar o site oficial da banda ou o canal do YouTube Music.
Você também pode encontrar alguns álbuns e singles da banda nas principais plataformas de streaming de música. No video do post a música é "Darling Be Home Soon" que ficou conhecida pela performance ao vivo da banda Slade.
E se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Obrigado por ler e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário