Bachman-Turner Overdrive: a banda que fez história no rock canadense
Você como fã de Rock’n’Roll já ouviu falar de Bachman-Turner Overdrive. Essa banda canadense foi uma das mais populares e influentes da década de 70, lançando uma série de álbuns e singles que marcaram época.
Foto: Divulgação www.btoband.com |
Como começou a banda
Bachman-Turner Overdrive surgiu em 1973, a partir da dissolução de outra banda chamada Brave Belt, formada por Randy Bachman e Chad Allan, ex-integrantes do The Guess Who, e pelo baterista Robbie Bachman.
O Brave Belt lançou dois álbuns de rock-country, mas não obteve sucesso comercial. Chad Allan deixou a banda e substituído pelo baixista e vocalista Fred Turner, que trouxe uma sonoridade mais pesada e vigorosa para o grupo.
Tim Bachman, irmão de Randy e Robbie, também se juntou à banda como segundo guitarrista.
O novo quarteto mudou o nome para Bachman-Turner Overdrive, em homenagem aos sobrenomes dos principais membros da banda e a uma revista de caminhões chamada Overdrive.
A banda assinou um contrato com a Mercury Records e lançou seu primeiro álbum homônimo em 1973, que trazia o hit “Blue Collar”.
O som da banda misturava hard rock, blues rock e boogie rock, com riffs marcantes, vocais rasgados e letras sobre trabalho, diversão e rebeldia.
Foto: Divulgação www.btoband.com |
O auge do sucesso
O segundo álbum da banda, também chamado Bachman-Turner Overdrive, foi lançado ainda em 1973 e trouxe outro sucesso: “Let It Ride”.
Nessa época, Tim Bachman deixou a banda para se dedicar aos estudos, sendo substituído por Blair Thornton, que se tornou o guitarrista solo.
A nova formação gravou o terceiro álbum da banda, Bachman-Turner Overdrive II, em 1974, que foi um enorme sucesso comercial e crítico.
O álbum continha os clássicos “Takin' Care of Business” e “You Ain't Seen Nothing Yet”, este último sendo o único single da banda a alcançar o primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos.
A banda continuou emplacando sucessos com os álbuns Not Fragile (1974), Four Wheel Drive (1975) e Head On (1975), que traziam músicas como “Roll on Down the Highway”, “Hey You” e “Take It Like a Man”.
A banda também se destacava pelas suas apresentações ao vivo, lotando estádios e arenas com seu som poderoso e energético.
A banda chegou a vender quase 30 milhões de álbuns em todo o mundo e se tornou uma das mais populares do rock canadense.
O declínio e as mudanças
Em 1977, Randy Bachman decidiu sair da banda por motivos pessoais e musicais. Ele foi substituído por Jim Clench, ex-baixista do April Wine.
A banda mudou seu nome para BTO e lançou o álbum Freeways em 1977, que foi um fracasso comercial.
O BTO tentou se reinventar com os álbuns Street Action (1978) e Rock 'n' Roll Nights (1979), mas não conseguiu recuperar o sucesso anterior. Em 1980, a banda se separou.
Em 1983, a banda se reuniu com a formação original dos irmãos Bachman e Turner. Eles lançaram o álbum Bachman-Turner Overdrive em 1984, mas não conseguiram repetir o impacto dos anos 70.
A banda passou por várias mudanças de formação nos anos seguintes, com a entrada e saída de diversos músicos.
Em 1991, a formação clássica se reuniu novamente para uma turnê comemorativa dos 20 anos da banda.
Em 1996, a banda lançou seu último álbum de estúdio, trial by Fire, que trazia a participação especial de Paul Shaffer.
A banda entrou em um hiato em 2005, após uma disputa judicial entre Randy Bachman e Fred Turner pelo uso do nome da banda.
Em 2009, os dois se reconciliaram e formaram um novo projeto chamado Bachman & Turner, que lançou um álbum homônimo em 2010 e fez várias turnês até 2018, quando Turner se aposentou.
Em 2014, a banda foi introduzida no Canadian Music Hall of Fame, em uma cerimônia que contou com a participação da formação clássica.
Em 2023 ele anunciaram a volta, inclusive no site ta banda já tem as datas shows. O link do site oficial está no final deste post.
Foto: Divulgação www.btoband.com |
Discografia
A discografia da banda Bachman-Turner Overdrive é composta por 10 álbuns de estúdio, 4 álbuns ao vivo e 14 coletâneas.
A banda também lançou 28 singles, sendo o mais famoso “You Ain't Seen Nothing Yet”, que chegou ao primeiro lugar nos Estados Unidos em 1974.
Veja a seguir a lista dos álbuns de estúdio da banda, com seus respectivos anos de lançamento e posições nas paradas:
- Bachman-Turner Overdrive (1973) - #9 no Canadá, #70 nos Estados Unidos
- Bachman-Turner Overdrive II (1973) - #6 no Canadá, #4 nos Estados Unidos
- Not Fragile (1974) - #1 no Canadá, #1 nos Estados Unidos, #12 no Reino Unido
- Four Wheel Drive (1975) - #1 no Canadá, #5 nos Estados Unidos
- Head On (1975) - #3 no Canadá, #23 nos Estados Unidos
- Freeways (1977) - #34 no Canadá, #70 nos Estados Unidos
- Street Action (1978) - #62 no Canadá, #130 nos Estados Unidos
- Rock' n' Roll Nights (1979) - não entrou nas paradas
- BTO (1984) - #85 no Canadá, #191 nos Estados Unidos
- Trial by Fire: Greatest & Latest (1996) - não entrou nas paradas
As carreiras solo dos integrantes originais
Além de participar do Bachman-Turner Overdrive e do Bachman & Turner, os integrantes originais da banda também tiveram carreiras solo ou em outros projetos musicais.
Randy Bachman: lançou vários álbuns solo, como Survivor (1978), Any Road (1992) e Heavy Blues (2015). Também formou outras bandas, como Ironhorse, Union e The Guess Who. É um renomado produtor musical, radialista e escritor.
Fred Turner: lançou um álbum solo em 1984, chamado Fred Turner and the Rebels. Também participou de alguns projetos com outros músicos canadenses, como Tom Cochrane e Kim Mitchell.
Tim Bachman: lançou dois álbuns solo, Tim Bachman (1979) e Rock 'n' Roll Rebel (1996). Também trabalhou como produtor musical e empresário.
Robbie Bachman: lançou um álbum solo em 1981, chamado Bob's Garage. Também participou de algumas bandas, como The Wackers e The Rage. Atualmente, é dono de uma empresa de construção civil.
Conclusão
Bachman-Turner Overdrive foi uma das bandas mais importantes do rock canadense, que influenciou várias gerações de músicos.
Com seu som pesado, divertido e contagiante, a banda conquistou milhões de admiradores pelo mundo. Se você quer conhecer mais sobre essa banda incrível, confira os links abaixo:
- Site oficial: btoband.com
- Página no Spotify: spotify.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário