21 abril 2023

CAPTAIN BEYOND

A banda Captain Beyond tinha tudo para ser mundialmente famoso





A banda Captain Beyond foi uma formada em Los Angeles em 1971, seu estilo mistura rock psicodélico, hard rock e jazz fusion.

Eles lançaram três álbuns de estúdio aclamados pela crítica nos anos 70, mas nunca alcançaram um grande sucesso comercial.

O Captain Beyond foi formado pelos ex-membros do Deep Purple, Iron Butterfly e Johnny Winter.

A formação original incluía o vocalista Rod Evans, o guitarrista Larry "Rhino" Reinhardt, o baixista Lee Dorman e o baterista Bobby Caldwell.
O primeiro álbum intitulado "Captain Beyond", lançado em 1972, é frequentemente citado como um clássico do rock.

Ele apresenta músicas como "Dancing Madly Backwards (On a Sea of Air)" e "Mesmerization Eclipse", que mostram a habilidade da banda de misturar diferentes gêneros musicais em uma faixa única.

O Captain Beyond nunca tenha se tornado uma banda de sucesso comercial, eles são altamente apreciados pelos fãs de rock.

História da Banda Captain Beyond


Formação da Banda


A banda Captain Beyond foi formada em Los Angeles, Califórnia, no início dos anos 70.

A formação original contava com músicos experientes que já haviam tocado em outras bandas de renome, como Deep Purple, Iron Butterfly e Johnny Winter.

O vocalista Rod Evans, que havia sido o primeiro vocalista do Deep Purple, o guitarrista Larry "Rhino" Reinhardt, o baixista Lee Dorman, que havia tocado com o Iron Butterfly, e o baterista Bobby Caldwell, que havia tocado com Johnny Winter.

A banda rapidamente chamou a atenção da crítica e do público com sua mistura única de rock psicodélico, hard rock e jazz fusion.

Eles foram influenciados por bandas como Cream, Mahavishnu Orchestra e Jimi Hendrix.

Primeiros Álbuns


O primeiro álbum da banda, intitulado "Captain Beyond", foi lançado em 1972. O álbum foi bem recebido pela crítica e pelos fãs, e é considerado um clássico do rock psicodélico.

Ele apresenta músicas como "Dancing Madly Backwards (On a Sea of Air)" e "I Can't Feel Nothing (Part I)".

O segundo álbum da banda, "Sufficiently Breathless", foi lançado em 1973. Ele apresenta um som mais experimental e progressivo do que o primeiro álbum, e inclui músicas como "Starglow Energy" e "Burning Bridges".

A música-título, que é uma das faixas mais épicas da banda, com mais de 5 minutos de duração.

O terceiro e último álbum da banda, "Dawn Explosion", foi lançado em 1977 e foi um pouco mais comercial do que seus antecessores, mas ainda apresentava a habilidade da banda em criar músicas complexas e épicas.

Este álbum com segundo não teve uma boa aceitação de público e crítica, praticamente decretando o fim da banda.

Estilo Musical da Banda


Influências Musicais


A banda Captain Beyond é conhecida por seu estilo musical único que incorpora elementos de rock psicodélico, hard rock e progressivo.

A sonoridade da banda é influenciada por diversos artistas e bandas, como Jimi Hendrix, Cream, Black Sabbath, Led Zeppelin, entre outros.

A fusão de diferentes gêneros musicais e a experimentação sonora são marcas registradas da banda.

Tentativa de retorno


Após dois álbuns ser considerado um erro e classificado como fiasco, a banda acabou retornando em 1998 para alguns festivais na Europa, mas sem sucesso.

Em uma entrevista o guitarrista Rhino declarou:

"Fico impressionado que depois de quase 30 anos, um disco maravilhoso e duas porcarias, que ainda existam fãs do Captain Beyond espalhados por todo o mundo.

Eu acho impossível que nos dias de hoje possamos recriar algo tão perfeito como o nosso primeiro disco, e o que eu posso dizer para essa gente nova é que não deixem de conhecê-lo, pois se trata de um momento maravilhoso não só em minha carreira, mas na história do Rock".


Com nova formação o Captain Beyond volta a fazer show em 2019


Em 2019 eles fizeram shows com o repertorio do primeiro álbum, a nova formação da banda consta apenas com o baterista original, Bobby Caldwell, mas que assistiu seus shows fala que o som está muito proximo ao original e consegue trazer a atmosfera do álbum de 1972.